BEM-ME-QUER, MAL-ME-QUER
O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
O mineiro Carlos Drummond de Andrade será o homenageado da décima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em 2012. O anúncio foi feito neste domingo (10 de julho) pela organização do evento, que pela primeira vez antecipou o nome do homenageado e os planos de lançamento de um livro comemorativo dos dez anos da festa, reunindo imagens desde a primeira edição, em 2003.
A nona edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, reuniu cerca de 25 mil pessoas, segundo a organização, ao longo dos cinco dias de evento que homenageou o modernista Oswald de Andrade. Mais de 40 mil ingressos foram vendidos para as mesas de debates, que renderam momentos marcantes para a plateia. Outros fatos de destaque ocorreram nos bastidores do evento. Em tempo: o homenageado da décima edição, em 2012, será Carlos Drummond de Andrade.(Cláudia Andrade - Portal Terra)
"Infâmia", o nono romance adulto de Ana Maria Machado, se integra a uma lista bibliográfica bem maior: os mais de cem títulos infantis que a autora já publicou.
A segunda mesa de leitura realizada nesta sexta-feira (08/07) na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), no sul do Estado do Rio de Janeiro, teve como boa surpresa a presença do escritor angolano valter hugo mãe. Surpreendentemente sincero, que chegou até mesmo a ofuscar a presença da argentina Pola Oloixarac, convidada para ser a atração principal, em um debate que trataria especificamente de obras de ficção.
A escritora e poetisa escocesa Carol Ann Duffy participou da mesa Lírica crítica da tarde desta quinta-feira (7) na Festa Literária Internacional de Paraty de 2001. Com mediação da presidente da Flip, Liz Calder, e participação do poeta e tradutor brasileiro Paulo Henriques Britto, o foco do debate ficou por conta da poesia.
O professor, ensaísta e crítico literário Antonio Candido falou nesta quarta-feira (6) sobre a vida e obra de seu amigo Oswald de Andrade (1890-1954), durante a conferência de abertura da Flip 2011. A mesa, intitulada "Oswald de Andrade: devoração e mobilidade", contou também com a presença do compositor José Miguel Wisnik.
Meio século se completa neste sábado desde que o escritor Ernest Hemingway apertou o gatilho de sua pistola e pôs um trágico fim a uma trajetória de vida na qual se consagrou como "modelo de escritor moral", ao relatar os horrores e paixões provocados pela guerra.
Tarde aprendi