sexta-feira, 8 de julho de 2011

Carol Ann Duffy na FLIP

A escritora e poetisa escocesa Carol Ann Duffy participou da mesa Lírica crítica da tarde desta quinta-feira (7) na Festa Literária Internacional de Paraty de 2001. Com mediação da presidente da Flip, Liz Calder, e participação do poeta e tradutor brasileiro Paulo Henriques Britto, o foco do debate ficou por conta da poesia.
Primeira mulher a ser indicada como "Poeta Laureado" do Reino Unido, Carol Ann Duffy tem como traço marcante em suas obras a exploração da sexualidade e violência com intensidade subjetiva e rigor formal. Seus poemas são connhecidos por apresentarem desfechos surpreendentes e ser de fácil acesso para a população. Segundo a mediadora da mesa, Liz Calder, a escocesa é "uma poeta do povo".
Carol Ann Duffy destacou ser um prazer participar da Flip e leu alguns dos seus poemas preferidos. A escritora recitou poemas inéditos do novo livro, The bees (As abelhas, na tradução em português). Entre os livros da escritora estão os títulos, nenhum deles publicados no Brasil, Standing female nude (1985), vencedor do Prêmio Scottish Arts Council, e Rapture (2005), ganhador do T. S. Eliot Prize.
A poetisa encerrou sua participação com versos sobre sua mãe, falecida há cinco anos. "A poesia é para mim uma maneira de liberar o sentimento em forma de linguagem", revelou.



(Luisa Bustamante - In: Jornal do Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário