quarta-feira, 9 de maio de 2012


Arriete querida,

Estou deixando o Vietnã e partindo para Camboja. Até agora minha viagem tem sido muito produtiva. Tenho fotografado bastante, bem focada em dois projetos novos que estou desenvolvendo, e lendo um bocado, como é de costume. Primeiro, embalada pelo espírito cigano, li Na Estrada, do Jack Kerouac, em inglês. Achei um pouco difícil (pois é uma redação com muitas gírias e palavras locais) e repetitivo; a história é até um pouco cansativa, mas eu gostei enfim. Nada espetacular, mas eu compreendo por que é um livro tão lembrado por aí a fora. Depois, queria voltar ao português e comprei a obra completa online de Machado de Assis (tanto os contos quanto os romances). Devorei em pouco tempo Ressurreição. Realmente Machado é fantástico. Que beleza é a descrição dos personagens! E que banho de verdade e aula de ser humano que ele dá aos leitores! Imagino o rebuliço que ele deve ter causado no século XIX... Quando terminei Machado, queria continuar nos clássicos e, graças a você, li O Grande Gatsby, em inglês. Achei muito bom; uma baita crítica que se aplica ainda à sociedade do nosso tempo, como discutimos no dia em que eu assisti ao filme com você e os outros alunos do Grupo. E a leitura flui fácil... Fiquei com vontade de ler mais coisas do Fitzgerald. Agora estou de volta ao português e nas últimas páginas de Sagarana. A-pai-xo-na-da!! Que escritor incrível que é Guimarães Rosa!!! Parece que, a cada parágrafo, eu estou ouvindo os personagens, parece que eles estão sentados comigo, conversando sobre aquelas veredas... Poesia pura! Fico tão encantada pela língua portuguesa quando leio Rosa. 
Quando acabar esse livro tão bonito, estou pensando em encarar a pedreira de Grandes Esperanças, em inglês (medo!!!). Vamos ver se eu consigo vencer essa luta! :)
Volto em Setembro, cheia de saudade.
Um  beijo imenso,
Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário