quinta-feira, 31 de maio de 2012

Comentário sobre Luares para o Amor não naufragar


Olá Arriete td bom? Vc me enviou um livro seu 'luares para o amor não naufragar" através de Nora. Fiquei muito grato e segundo nora vc pediu para comentar..daí..seguem minhas impressões. qq coisa pode entrar em contato. agradecido kauê o.m.


Obs: sobre o livro de Arriete Vilela: Luares para o amor não naufragar. AL, 2012.

Bom ...primeiro gostaria de falar que gostei muito de ter recebido o livro, não sei exatamente o q Nora falou sobre mim, mas tudo começou por compartilhar o trabalho de Ju Sousa no facebook, o ensaio fotográfico baseado em versos seus, Arriete Vilela, que por sinal este trabalho ficou muito bom!! Gostei muito do resultado das fotos dos versos e do vídeo final com a trilha sonora de Gotan Project.
Não sou nenhum crítico literário. Autodidata nas questões poéticas e pouco estudioso sobre o assunto, no sentido de não ser conhecedor de todas as obras de autor x ou y, apesar de conhecer trabalhos de alguns poetas alagoanos ou não, brasileiros ou não e um pouquinho de cada coisa....
Faço parte de um coletivo de poesia chamado Coletivo Frente e Verso, ou melhor, um coletivo de música incidental com experimentos visuais e poesia sonora. Minhas concepções de poesia não são muito complexas e, minha única tentativa de escrever um livro de poesia solo foi para o prêmio lego e se chamava “olhe ao seu redor enquanto estiver passando ou Não poemas”.um livro sobre o cotidiano e sobre possibilidades poéticas não usuais, com presença de algumas ilustrações. Digo isto para justificar um pouco minhas palavras abaixo:

Inicialmente pelo título achei que o livro se tratava de poemas apenas sobre o amor, com lirismo e paixões a flor da pele, que seria um livro digamos que ‘romântico’...mas na verdade vi que era preconceito meu com o título, pois o livro fala sobre temáticas diversas e pelo que estou percebendo ele tem mais metalinguagem do que poemas românticos- ainda preciso relê-los - e que cada conjunto de poemas são precedidos por citações diretamente ligadas aos poemas de Arriete- me pareceu que funcionam como uma anunciação do que está por vir. Além de falar de poema e poesia, linguagem e palavra, fala do poeta, fala dos caminhos refeitos das esquinas, fala de palavras duras, de presença no vazio ou de vazio da ausência. Fala ainda, para quebrar com minha impressão inicial, de paixões e amores, mas fala de "dentro da maré, sem apelos românticos, levo-te comigo...” fala como quem vive ou viveu a complexidade da palavra, da existência e da paixão: a dualidade.
No final resumindo o que queria dizer, e fico muito feliz de você, segundo Nora, pedir para te dizer minhas impressões: - Gostei!! 
Como disse: não sou nenhum grande estudioso do assunto ou de sua obra. Mas grato pela oportunidade de falar minhas impressões...
Grato,
Atenciosamente, Kauê O.M.
26/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário